Psicologia das Cores no Webdesign

Como o Fator das combinações certas das cores pode influenciar no sucesso de sua marca no mercado.

Com o fator da combinações certas das cores, você pode influenciar no sucesso de sua marca no mercado.

Cores tem um poder muito grande. Elas não apenas influenciam o que pessoas sentem, como também o que elas fazem. Usar a psicologia das cores ao criar um site pode ajudar a fortalecer a sua marca, motivar seus clientes a comprarem seus produtos ou até mesmo guiar seus visitantes através de páginas específicas ou promoções do seu site. Há pesquisas que dizem que uma pessoa precisa de 90 segundos ou menos para gostar ou não de um produto, e 90% desta decisão é baseada na cor utilizada. Além disto, a cor pode ajudar no reconhecimento da sua marca.

Você já reparou que as redes sociais mais populares (Facebook, Twitter, LinkedIn, e Tumblr) como marcas conhecidas (Dell, IBM, HP, e Intel) possuem logotipos azuis? Isto não se trata de uma coincidência, mas ao mesmo tempo, também não significa que azul é a cor ideal para o seu site. E mesmo se azul for a cor perfeita para seu site, não se esqueça de pensar a respeito das outras cores que podem ser utilizadas e aonde.

Sabendo como cores podem influenciar pessoas, você irá descobrir se as cores estão favorecendo ou prejudicando o seu site. Vamos dar uma olhada em algumas cores básicas:

O Vermelho pode de fato aumentar o batimento cardíaco de uma pessoa ou até mesmo fazê-la respirar com mais intensidade. Vermelho é associado com prazer, excitação, amor, energia e movimento. Também existem associações negativas com a cor vermelho como guerra, violência, fogo, raiva e perigo.

O Amarelo é a cor mais clara, geralmente associada à competência, felicidade, otimismo e juventude. Amarelo também pode passar uma impressão negativa como covardia, falsidade e baixo custo.

O Laranja é uma cor energética e vibrante, geralmente associada com felicidade, alegria, energia, calor, ambição, excitação e entusiasmo. Ela também pode ser usada para comunicar precaução.

O Verde tem um efeito de equilíbrio e harmonizante. A cor é associada com crescimento, saúde, natureza, bem estar, dinheiro, calma, masculinidade, generosidade, fertilidade, inveja, sorte, paz, harmonia, suporte e energia.

O Azul sempre é associado com masculinidade, competência, qualidade, calma, sabedoria, fidelidade, força, produtividade, confiança e segurança. Tons claros de azul tem um efeito refrescante e energizante.

O Roxo é associado à realeza. A cor pode ser usada para comunicar criatividade, imaginação, autoridade, sofisticação, poder, riqueza, prosperidade, mistério, sabedoria e respeito.

O Marrom é uma cor quente e natural, associada com a terra, robustez, confiabilidade, estabilidade, amizade e natureza.

O Preto é uma cor forte, muitas vezes associada a sofisticação, elegância, autoridade, poder, estabilidade, força, formalidade, e inteligência. Ela também pode simbolizar a morte, mistério, o mal e a rebelião.

O Branco está associado a pureza, limpeza, virtude, felicidade, sinceridade e segurança.

O Cinza está associada a formalidade, o profissionalismo, sofisticação, praticidade, atemporalidade e personalidade forte.

O Rosa, embora seja um tom de vermelho, existem algumas associações muito específicas, além daquelas ao tom vermelho. Rosa representa a sofisticação, a sinceridade, romance e amor. A cor não tem as conotações violentas, furiosas de vermelho, e pode ter um efeito calmante e suave.

Enfim, estas foram algumas dicas sobre o uso das cores e o efeito que elas tem sobre os seus visitantes. Estas podem ser consideradas quando você quiser fazer um website com a Corvos Webdesign.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s