4 inseguranças que impedem você de se tornar um empreendedor

Muitos profissionais sentem-se inseguros quando o assunto é investir em um negócio temendo possíveis falhas. Geralmente, o medo de arriscar é muito comum no mercado de trabalho, sobretudo no empresarial. Esse medo é natural e pode até mesmo servir como uma proteção. Entretanto, ele pode diminuir a coragem do indivíduo, dificultando o alcance das suas principais metas.

empreendedorismo-novo-negocio-duvidas-1407856704053_615x300

Se esse é o seu caso, confira a seguir 4 inseguranças bastante comuns ao iniciar um negócio e veja como superá-las:

1Medo de falhar
Um dos principais medos na hora de empreender é o de falhar. Trata-se de uma insegurança muito comum entre os profissionais. Como vencê-lo? Lembre-se: não existe um negócio que não envolva riscos. Ao invés de se concentrar nas possíveis falhas, mantenha o foco no sucesso que você possivelmente obterá e enxergue os erros como uma oportunidade para o seu próprio aprendizado.

2 Medo das opiniões alheias
Muitos profissionais que desejam empreender temem em serem criticados no caso de não terem sucesso, prejudicando a sua reputação no mercado de trabalho. Isso gera uma profunda insegurança, que pode atrapalhar bastante. Como vencê-lo? Mantenha o foco nos seus objetivos, e não no dos outros: liste a suas principais metas e ignore as críticas negativas, que não contribuam para o seu desenvolvimento. Saiba ouvir as opiniões dos seus colegas e da sua família, mas lembre-se de que a confiança em você mesmo está em primeiro lugar.

3Medo de ser inexperiente
Algumas vezes, a insegurança pode ser gerada pelo medo da falta de experiência profissional. Muitos profissionais podem se perguntar “será que realmente eu tenho a habilidades necessárias para atingir minhas metas?” e, com isso, acabarem nervosos e com medo de arriscar. Como evitá-lo? Procure ter em mente que a melhor maneira de aprender algo novo é fazendo, experimentando. Alguns empresários renomados internacionalmente não tiveram a oportunidade de obterem uma educação formal, e alguns sequer possuem graduação completa. Portanto, não use a sua formação acadêmica como desculpa para não arriscar.

4Medo de ser prejudicado financeiramente
A insegurança financeira é muito comum na hora de investir em um negócio. É necessário ter bastante coragem e confiança para seguir os seus objetivos, o que muitas vezes pode não ser fácil. Como vencê-lo? Evite fazer dívidas que você sente que não conseguirá pagar no futuro. Elabore um plano de negócios e estude-o antes de iniciar o seu investimento. Elaborar relatórios de progresso e de vendas também pode ajudá-lo a mapear a direção do seu empreendimento.

Agora que já sabes, está na hora de arregaçar as mangas, trabalhar duro, investir no que é certo e colher o resultado desejado.

Fonte: UniversiaBrasil

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s