SEO

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O significado de SEO é Search Engine Optimization. Na prática do mercado de marketing, definimos SEO (Search Engine Optimization) como um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, angariando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

Essencialmente o aumento de visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

História do Termo SEO

O termo Search Engine Optimization foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes.

Ao longo dos anos, o SEO passou a ser muito mais alinhado ao usuário final juntamente aos robôs de pesquisa. Por isto, temos uma visão mais centrada em aspectos técnicos e de conteúdo.

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SEO como Canal de Conversões

Quando avaliamos o tráfego orgânico como um meio de acesso de usuários qualificados, podemos notar que a taxa de fechamento de conversões é realmente superior aos outros canais, como Links Patrocinados ou ainda Mídias Sociais.

Em um estudo realizado pela Ascend2, em Junho de 2015, mostrou que 89% dos profissionais de marketing que responderam a pesquisa apontam que confiam em SEO para melhorar seus posicionamentos, tráfego orgânico e geração de leads.

Já em Fevereiro de 215, uma pesquisa realizada pela Econsultancy, mostrou que 73% dos profissionais in-house e 76% das agências de marketing ao redor do mundo apontam SEO como uma fonte de excelente ou ótimos resultados (ROI).

Na Corvos Webdesign, entendemos que o canal de tráfego orgânico, quando bem otimizado (SEO), é fundamental para qualquer empresa que realmente queira destacar no cenário de marketing digital brasileiro.

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Diferença entre SEO e Links Patrocinados

É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados. Como exemplificado na imagem, os resultados orgânicos são marcados com verde e os resultados patrocinados são marcados com vermelho.

Apesar de nos dias de hoje a diferença visual ser pouca, na prática a diferença é muito grande. Hoje, para aparecer junto aos resultados patrocinados, a empresa ou pessoa precisa anunciar através da plataforma Adwords. Já para estar entre os primeiros resultados orgânicos é necessário um trabalho real baseado em diversas técnicas de SEO.

Como Funciona o SEO?

Entre estas técnicas e métodos, podemos dividir o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page (ou link building). Pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site. Já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos, como links.

Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:

Com relação aos fatores Off-Page (link building), podemos listar:

Os fatores mencionados acima são apenas a “ponta do iceberg” uma vez que o próprio Google afirma que existe centenas de fatores que eles observam para classificar uma página ou site em seus resultados.

Um outro ponto importante é a complexidade de se otimizar alguns aspectos de SEO. Segundo um estudo da Econsultacy mais de 7 em 10 pessoas que responderam o estudo dizem que o conteúdo, foi de longe, o maior fator de melhoria dos seus projetos. Mais de 72% dos entrevistados apontaram que a criação de conteúdo foi a técnica de SEO mais efetiva.

Técnicas de SEO

Baseado na minha experiência e do que fazemos aqui na Agência Mestre, entendemos que a criação de conteúdo é um ótimo pilar, mas ainda precisamos de um ótimo trabalho de arquitetura da informação somado à bons títulos e meta descriptions.

E qual a Vantagem do SEO?

A essência do trabalho de SEO é angariar novos visitantes e, com mais visitas, aumentam as suas chances de conversão (lead ou compra). Logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as suas vendas, número de visualizações de página, número de leads, assinantes de feeds, ou seja qual for a sua métrica de conversão.

É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de entendimento do seu website e confiança/autoridade percebida pelos mecanismos de busca. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade/entendimento.

Em média, notamos que um projeto de SEO começa a demonstrar resultados a partir de 4 meses de projeto. Antes disso, somente se o website tiver algum problema estrutural ou algo grave que impeça os mecanismos de busca de ler o conteúdo/website. Como você pode notar abaixo, temos bons projetos de SEO com resultados a partir de 4 meses de projeto:

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Consultoria de SEO

A Corvos Webdesign é uma das melhores agências e renomadas a oferecer o serviço de otimização de sites no Brasil. Com este serviço, seus clientes conseguem aumentar as receitas e clientes oriundos de busca orgânica.

Se você precisa de uma agência séria, com profissionais experientes, o seu lugar é aqui! Clique e peça mais detalhes da nossa consultoria.

Conclusão

Uma das mais valiosas dicas: faça o site de modo que o usuário ache o que quer, de maneira e leitura fácil, e com os conteúdos mais relevantes possíveis. Quero dizer, se eu, por exemplo, entrar em um site de computação, então supõe-se que eu queira ver artigos relacionados à computação. Não vai ser legal se eu encontrar links e conteúdo sobre culinária. Não tente enganar o buscador, colocando assuntos pornográficos ou polêmicos para chamar tráfego ao seu site. Este tipo de prática é condenada pelos buscadores e com frequência resultam em punições.

Fonte: Agência Mestra

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