5 Grandes Desafios que as Pequenas Empresas Enfrentam (E as Soluções!)

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Pergunte a qualquer um que seja proprietário de uma pequena empresa e vai te responder: dirigir uma pequena empresa é tudo menos fácil em termos do trabalho que dá. É preciso muita dedicação e trabalho duro para conseguir que a empresa decole, mas não há nada mais gratificante do que criar um negócio próprio lucrativo. Agora, para ir de “pequeno negócio” para “grande empresa” você vai precisar passar por algumas “dores de crescimento”. Se você já é proprietário de um pequeno negócio ou tem planos de ser em breve, precisa se preparar para alguns dos possíveis obstáculos que vai encontrar pela frente.

A seguir, alguns dos maiores desafios com os quais você irá se deparar e como conseguir vencê-los:

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Presença Online Insignificante ou Quase Nula

Não há como negar: as pessoas procuram praticamente tudo na web. Se seu empreendimento não tem uma presença profissional no mundo virtual, você já está um passo atrás. Felizmente, trazer sua empresa para o mundo virtual não é mais aquela tarefa cara e complicada que já foi um dia. A seguir está disponível um checklist dos elementos essenciais para você ter uma presença virtual de sucesso.

As soluções:

> Providencie um site profissional. Com a Corvos Webdesign é fácil criar seu próprio site. Você pode criar um site deslumbrante usando ferramentas e agregando soluções inteligentes sem esquecer de Certificarem de otimizar seu site para uso em dispositivos mobile e melhorar seu SEO. Assim as pessoas sempre vão conseguir encontrar sua empresa, não importa o dispositivo que estiverem usando.

> Defina quais redes sociais seu público alvo frequenta e crie uma conta profissional nessas redes. É fundamental criar e manter uma presença social para ajudar a direcionar o tráfego para seu site e assim fazer crescer seu negócio.

> Com a ajuda do Corvos Webdesign, você pode ter a ferramenta mais fácil que já existiu para criar newsletter, você pode dominar a estratégia de marketing via e-mail. É uma maneira excelente de manter seus contatos e clientes atualizados e comprometidos com sua marca.

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Falta de Conhecimento de Marketing

Quando você começa seu negócio, não tem um manual explicando todos os prós e contras do marketing. Apesar de haver um número muito grande de recursos para ajudar as pequenas empresas a dominar estas técnicas, com sua agenda já lotada com tudo o que precisa fazer para administrar sua empresa, é difícil encontrar tempo para filtrar todos estes recursos. Apesar de você já fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, o seu marketing deve ser uma prioridade. Espalhar as novidades sobre o seu negócio é essencial para o seu sucesso, por isso não economize no tempo justamente neste ponto.

As soluções:

> Assinar um blog confiável onde você vai encontrar informações detalhadas e dicas sobre tudo a que se refere o marketing para pequenas empresas. O Blog da Corvos  deveria ser o primeiro de sua lista para assinar, mas não pare por aí. Procure a fundo para encontrar blogs específicos e recursos online que atendam seu nicho de mercado.

> Uma vez feita a pesquisa, coloque em ação todo esse novo conhecimento. Crie um planejamento de marketing que inclua seu público alvo, seus objetivos, a concorrência conhecida e plataformas iniciais de publicidade.

> Contrate uma empresa de marketing para lidar com seu fluxo de trabalho. Se você realmente não tem tempo para cuidar do marketing da sua empresa, vale a pena o investimento para ter a certeza de que alguém está fazendo isso por você. Pesquise e encontre uma agência que possa encaixar em seu orçamento, que conheça sua marca e esteja motivada para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Tentar Fazer Tudo Sozinho

Esta é uma armadilha comum onde muitos novatos acabam caindo. Você até pode conseguir manter um ritmo de trabalho insano durante um tempo, mas eventualmente você não vai aguentar o tranco e seu negócio vai começar a se ressentir. É difícil entregar as rédeas para outra pessoa ou confiar tarefas importantes a um recém contratado, mas à medida que seu negócio for crescendo isto será necessário. O dinheiro que você irá gastar pagando um salário, certamente vai ser mais ou menos equivalente ao que você iria perder fazendo tudo sozinho.

As soluções:

> Embora às vezes você possa achar que sabe melhor (e por vezes você tem razão) não deixe de ouvir um conselho. Aprender com os outros e com seus erros é uma maneira excelente para compensar qualquer falta de experiência. E lembre-se, só porque alguém te dá um conselho não quer dizer que você precisa usá-lo.

> Monte uma equipe dos sonhos. Se você está desesperado para contratar uma equipe, provavelmente você já começou sua busca tarde. As pessoas que você contrata para trabalharem com você podem fazer toda a diferença para que seu negócio cresça, por isso certifique-se de trazer pessoas de talento que possam se adequar ao seu ambiente de trabalho.

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Conseguir (e Manter) Novos Clientes

Conseguir novos clientes obviamente é bom para qualquer empresa, mas o que realmente faz o negócio deslanchar é ter aqueles clientes que retornam. Na verdade, um cliente que retorna é provável que gaste 67% mais do que um cliente que compra pela primeira vez. Então, como é que se faz para isso acontecer?

As soluções:

> Seus produtos e serviços devem ter preços competitivos. Pesquisando seu mercado você vai ter uma ideia de quanto você deve cobrar. Use esta informação para cobrar um preço competitivo pelos seus produtos e serviços e assim consiga vantagens atraentes.

> Em seguida preste um serviço excepcional. Mesmo que você tenha uma linha de produtos excelente nada supera um serviço de primeira linha prestado com um sorriso no rosto. Profissionalismo com calor humano e confiança vão longe e devem ser trabalhados como valores pertinentes à sua marca. E obviamente as 10 coisas que os clientes mais detestam escutar devem ficar longe do seu vocabulário.

> Faça um seguimento de pós-venda com seus clientes e dê incentivos, como descontos especiais ou até uma filiação para encorajá-los a voltar sempre.

Equilibrando Crescimento e Qualidade

Parabéns! Seu negócio é um sucesso e está crescendo diariamente. Agora é importante determinar os parâmetros que vão te ajudar a dimensionar como atender à demanda mantendo um alto nível de qualidade.

As soluções:

> Desenvolva na sua empresa a cultura de valorização da qualidade, exatamente como você faz pessoalmente. Priorizar esta valorização ao montar e treinar sua equipe vai fazer sua empresa crescer como uma marca unida em torno deste princípio e da qual você pode se orgulhar.

> Faça o possível para não querer controlar tudo. Se você tem uma equipe competente e confiável, você deve poder delegar tarefas e projetos para a equipe, mesmo que continue mantendo um olhar atento em tudo. Assim você vai poder manter o foco nas suas tarefas importantes, como aumentar a linha de produtos ou expandir para novos mercados.

> Seja líder de um time onde todos brilham. Sua equipe vai produzir um excelente trabalho se você ajudar a facilitar ao máximo as tarefas de todos. Isso não quer dizer que você deve encorajar um horário de almoço de três horas, mas você deve criar um fluxo de trabalho que permita aos seus empregados produzirem da melhor forma possível sem estarem atolados com tarefas desnecessárias.

E então, gostou dessa super matéria? Legal não é! Então assine nosso feedback, siga-nos e acompanhe as próximas matérias, dicas, e muito mais aqui no Blog da Corvos. Aproveite também para conhecer o site da Corvos Webdesign, basta dar um click aqui!

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