Saiba a diferença entre site responsivo, site mobile (web app) e aplicativo para celular (app)

Empresários e empreendedores que desejam utilizar novas tecnologias, melhorar a comunicação de sua empresa e a usabilidade do seu site acabam se deparando com um dos dilemas mais profundos da tecnologia atual.

Site responsivo, site mobile ou aplicativo nativo?

O que de fato ajudará a sua empresa e qual solução é a mais adaptada para o seu nicho?
A realidade, é que as três opções diferem entre si e é impossível estabelecer uma comparação. Alguns “especialistas” travam debates utópicos dizendo que um site responsivo é melhor do que um app e por aí vai…
Senhoras e senhores, que fique claro que essas tecnologias não competem entre si, cada uma atende a uma necessidade diferente e de acordo com o que você precisa. Leia atentamente este artigo e irá encontrar a solução ideal para a sua empresa.

O que é um site responsivo?

É um site adaptado para responder melhor a uma interface mobile seja um tablet ou smartphone, desenvolvidos ao redor das tecnologias da internet. Sendo assim, só podem ser executados por um navegador em seu smartphone e são difíceis de ser otimizados. Como o navegador web já é um aplicativo nativo é impossível que um site responsivo seja tão eficiente quanto um aplicativo nativo.
Muitos empresários acham que só pelo fato do site rodar no celular ele é responsivo, todo site funciona em um tablet ou smartphone, porém se o mesmo não é responsivo a disposição das páginas, menus e outras funcionalidades podem ficar bem confusos, proporcionando inclusive desistência por parte dos usuários.
teste site responsivo

Site mobile ou web app

Um site mobile, conhecido também como web app, utilizam tecnologias semelhantes mas não são a mesma coisa. Algumas empresas com volumes massivos de acessos e alguns e-commerce também utilizam essa tecnologia, como UOL, Walmart, Americanas e Submarino. Basicamente é a mesma tecnologia de um site responsivo, porém quando você acessa o site de um dispositivo móvel seu aparelho irá carregar automaticamente a versão mobile.

Quando utilizar site responsivo ou web app?

Se você possui um site de uma empresa ou marca e até mesmo um e-commerce e que não procure uma interação muito forte com os usuários, um site responsivo ou um site mobile pode ser a solução. Afinal com apenas um único código é necessário para todas as plataformas, é compatível com todos os navegadores e possui um custo mais acessível.
Porém, não permite nenhum tipo de interação, estratégias mobile, não funcionam em modo off-line e não possui acesso aos aplicativos nativos (câmera, GPS, etc)

Aplicativo nativo (app para tablet ou smartphone)

Um aplicativo nativo, ou melhor, um app, é um aplicativo desenvolvido de acordo com a linguagem de programação de origem, ou oficial da plataforma.
Por exemplo, para um app iOS e Mac OS X é a linguagem Objective-C (agora com a nova linguagem Swift desde alguns meses)e em Android é a linguagem Java.
Quando falamos de aplicativo nativo queremos dizer que o aparelho e o sistema operacional  (iOS ou Android) sabem compreender diretamente o aplicativo e tudo isso acontece de maneira otimizada.

App oferece mais recursos e performances aos usuários

Sendo assim, um app pode explorar todos os recursos nativos do seu dispositivo. Um aplicativo mobile (app) pode atingir uma performance muito superior, consultas mesmo estando off-line entre outras vantagens e demandas que só um aplicativo pode proporcionar.
Os apps oferecem uma amplitude de estratégias graças a tecnologias extremamente avançadas como iBeacon e NFC, vejam algumas vantagens e por que utilizar um app para o seu site.

Por que utilizar um aplicativo nativo (App)

  • Acessibilidade do aplicativo mesmo sem conexão à internet;
  • Melhor experiência do usuário – o app é mais rápido e mais integrado ao sistema então funciona mais facilmente e com mais eficiência;
  • Melhor posicionamento de sua empresa por causa dos upload nas plataformas como o App Store ou o Play Store.
  • Tecnologias avançadas de geolocalização sem utilizar a internet como NFC e iBeacon, que permitem impactar seus clientes com uma proximidade incrível
  • Estratégias mobile como m-cupom, notificações via push etc.
  • Enfim, se você busca interações reais e ações impactantes com seus usuários, desenvolver um aplicativo pode ser a solução. Porém vale observar alguns detalhes como custo mais elevado e versões para cada sistema operacional, como Android e iOS.
  • Usuários de smartphone no Brasil
Segundo o eMarketer estima-se que no Brasil existam 278 milhões de conexões mobile, ou seja, 137% da população, além disso o mercado voltado ao m-commerce (comércio eletrônico via mobile) já é uma realidade para 67% dos brasileiros em 2014.
E aí, qual a melhor opção para o seu negócio? Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco através do telefone (92) 99403-4940 (what’s app) ou solicite uma avaliação gratuita do seu site atual clicando aqui.
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