BUSINESS INTELLIGENCE: IMPORTÂNCIA PARA CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL

seo-strategies1

Imagine a seguinte situação: sua empresa é mais uma entre muitos competidores de um rally de longa duração, o combustível de seu carro é o orçamento de sua campanha, as inúmeras estradas a serem percorridas são o mercado em que o seu negócio está inserido. Você possui instrumentos de navegação, medidores de velocidade, de combustível, dentre outros, mas o que aconteceria se não existisse a figura do copiloto para interpretar todos esses dados e te indicar os melhores caminhos de acordo com os objetivos traçados em sua campanha? É aí que entra em cena o Business Intelligence, BI ou em português, Inteligência de Negócio.

Como o próprio nome já diz, é a área da sua empresa que trará inteligência para o negócio. Portanto, não basta elaborar uma pilha de relatórios com infinitos dados de visitas, vendas e fontes de tráfego se eles não forem analisados a partir de objetivos e métricas claros, com o intuito de gerar insights ágeis e capazes de maximizar os resultados da empresa.

seo2

O primeiro passo para a análise de sua campanha é a obtenção dos dados necessário, o que no Meio Digital é conhecido como Web Analytics. Através de ferramentas como o Google Analytics, Adobe SiteCatalyst, dentre outras existentes no mercado, pagas ou gratuitas, é possível extrair dados do fluxo de entrada e saída de um site, o comportamento dos visitantes, as fontes de tráfego, conversões e muitas outras informações.

Como todo negócio, é importante definir objetivos de curto, médio e longo prazo e, só a partir de uma análise contínua de cada ação realizada é possível produzir inteligência para a tomada de novas decisões, da manutenção da estratégia inicial e/ou de possíveis mudanças que possam ser necessárias ao longo do caminho. Para isso, há uma infinidade de indicadores que serão utilizados de acordo com seus objetivos, são os chamados KPIs.

Os KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave de desempenho, em tradução para o português, são os componentes do termômetro que irão medir o sucesso ou fracasso de suas decisões. De acordo com os objetivos de sua campanha, existem diferentes KPIs que podem ser utilizados. Em um e-commerce, por exemplo, o mais tradicionalmente utilizado é o ROI (Return on Investment), que mede o retorno do investimento que um negócio obteve em função da receita. Ele pode ser dividido pelas diferentes mídias, para uma análise mais profunda de quais delas devem ter um acréscimo no investimento ou um recuo. Mas não para por aí, novos indicadores podem e devem ser utilizados e criados de acordo com as necessidades e oportunidades de cada negócio.

seo

O futuro do BI, que já vem sendo desenvolvido em algumas empresas mundo afora, é o BI 2.0. Nele os dados são atualizados e geram insights em tempo real. É necessário investir em uma estrutura de obtenção e armazenamento de dados e cálculo automático dos indicadores, de uma forma que a visualização seja fácil e rápida, por meio de gráficos intuitivos, por exemplo. Os investimentos em campanhas online crescem exponencialmente no mundo da publicidade, cada vez mais há inteligência e critério na hora do planejamento e a análise dos resultados torna-se extremamente necessária. Nesse contexto, realizar o trabalho de BI já deixou de ser um diferencial e tornou-se um requisito básico para obter uma boa campanha de Marketing Digital.

Você que está na web, divulgando sua empresa ou pretende iniciar usando a web, atente para estas informações e elas o levarão longe. Uma boa dica para este tipo de serviço é bom fazer com excelentes profissionais na área e você pode encontra na Corvos Webdesign

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s